Photobucket

quinta-feira, 20 de março de 2008

Olaré!

Bem sei q vocês aí no Riacho andam à procura de gente e coisas para animar a Festa da Benção do Gado. Sugiro portanto os workshops de danças tradicionais dos Tradballs, grupo de loucos brilhantes habituados a Andanças e Entrudanças, e possivelmente mais acessíveis (financeiramente) que os Pé de Xumbo e quejandos. Estes meninos ensinam pelo país todo (Lisboa, Porto, Aveiro) e com jeitinho são bem capazes de ir ao Ribatejo. Fazem de tudo - de galegas a irlandesas, passando pelo Corridinho do Algarve e (claro!) pela Erva Cidreira e outras da vossa zona. Para mais, já experimentei, assumo-me viciada e recomendo vivamente.
Convém ver o seguinte link: http://tradballs.blogspot.com/

Com os melhores cumprimentos e votos de muitos coelhos da Páscoa

Lia

2 comentários:

Anónimo disse...

e já agora, enquanto aplaudo a proposta com uma mão, escrevo com a outra uma sugestão que podia colar-se aqui: e que tal também uma oficina sobre percussões tradicionais cá da terra (ferrinhos, cana, quarta / almude)? há-de haver lá pelo Rancho quem alinhe nisto, ou não?
carlos

Anónimo disse...

Meus amigos ao contrário de todos vós que dão sugestões ( algumas excelentes), infelizmente eu tenho que fazer críticas e reparos.
Na última edição da festa houve alguns bons momentos e outros menos conseguidos, porém houve uma observação que eu guardei para memória futura, de que na próxima edição da festa não se iriam repetir artistas... !
Pois é, mas o que se constata não é isso, pois continuamos a ver lá sempre as mesmas caras, Pedro Barroso, Célia Barroca entre outros. De uma vez por todas a festa tem que ser pensada como um evento de dimensão Distrital e não da dimensão da vila de Riachos. Não é que eu não goste do trabalho do Pedro Barroso, até o tenho em alta estima , mas desde o momento em que a comissão recebe subsídios para fazer a festa, parece que uma fatia desse subsídio está automaticamente endereçada a alguns "ilustres" riachenses.
Deixo uma sugestão; porque não pagar a um programador cultural isento e com uma visão artística multidisciplinar para que traga a riachos algo que verdadeiramente consiga deixar uma marca na vida cultural do distrito,que possa alargar os horizontes culturais e que traga até Riachos pessoas de vários quadrantes. Porventura podia fazer-se um dia só com artistas Riachenses, começava com a Banda, o Rancho, depois a Teresa Tapadas e a Célia Barroca e finalizaria com o Pedro Barroso. Agora, hipotecar o primeiro sábado de festa com um encontro de folclore (que também tem lugar ou não fose uma festa de raizes populares) parece-me ser, sinceramente, demasiado redutor para o que deveria ser a festa.
Apesar da boa vontade de quem programa esta festa, o que se vê é que as pessoas não deixam de prestar vassalagem a alguns "donos de riachos".
Luís Cascão